quarta-feira, 24 de setembro de 2008

The Matrix



De todos os filme que já assisti Matrix é sem duvida o que considero como "o melhor", é uma mistura perfeita de ficção científica em um futuro apocalíptico, muita ação, filosofia e religião, para aqueles que preferem ficar em um estado de repouso é apenas um filme de ação, mas, para os que procuram despertar sua consciência é uma rica aula de filosofia.

Sempre que assisto novamente algum dos filmes da trilogia descubro algo de novo, nesta complexa obra, que parece imitar a vida.

Uma cena que me chamou a atenção é a de Cypher, quando esta saboreado um refeição ilusória criada pela Matrix, e aceita trair os companheiros rebeldes e entregar seu líder Morpheus, em uma alusão a Judas, ele diz “Ah, a ignorância é uma dádiva”, isso de certa forma reflete muito do nosso mundo onde, “Buscar a verdade é uma opção, assim como viver na ignorância também é”




Algumas curiosidades sobre o Matrix:


Neo (novo) é um anagrama de One (um) e de Eon (variante de Aeon, "eterno").

Morpheus (deus grego do sonho).

Nabucodonosor,Logos e Osiris, são nomes de naves humanas em Zion. Nabucodonosor foi o principal rei da Babilônia responsável por destruir Jerusalém e atormentado por sonhos. Osiris é a divindade egípcia e rei supremo dos mortos. Logos, desde o significado grego para ?razão? até ?palavra? nos estudos judaicos. É a força que rege o universo.

No começo do filme quando Choi e DuJour ("choix du jour", "a escolha do dia" em francês) vêm visitar Neo, ele é saudado com as frases: "Aleluia! Você é o meu salvador, o meu Jesus Cristo pessoal! Você não existe", prenunciam a verdadeira identidade do herói, e depois de Neo falar do "sentimento que faz você não ter certeza se está sonhando ou acordado", Choi responde que acha que Neo "precisa se desplugar".

O Oráculo é uma referência direta ao Oráculo de Delfos, da mitologia grega. Delfos significa "útero" em grego.
Na sala de espera do Oráculo tem dois quadros que dizem: "Conhece a ti mesmo" e "Nada em excesso", que eram as frases que estavam escritas no pórtico do Oráculo de Delphos (templo Grego onde as Pitonisas profetizavam).

O próprio nome “matrix” traz em si inúmeras mensagens. Matrix é matriz, mãe e num sentido mais secreto ainda poderia ser visto com a junção das palavras Maya e Trix que em sânscrito significam “ilusão” e “três” respectivamente, fazendo assim alusão aos 3 véus, ou às 3 ilusões (ilusão física, psíquica e espiritual) que no hinduísmo são os véus que ocultam a verdade.

Trinity – Em inglês trinity significa trindade e no filme a trindade formada por Neo, pela própria Trinity e Morfeu tem a missão da salvação da humanidade. Note-se que nas trindades de várias religiões e tradições há a figura feminina.

O nome de Neo na Matrix que é Thomas, que em inglês seria Tomé que biblicamente é aquele que só acredita naquilo que vê.

A cidade onde os poucos humanos acordados vivem que é Zion, que em inglês significa Sion, a cidade bíblica onde Moisés recebeu os mandamentos de Deus.

A Oráculo diz que Neo não é o Escolhido, mas que possuía o Dom - talvez em uma outra vida ele seria. Pois bem, antes de Neo demonstrar ser o Escolhido, ele 'morre', ressurgindo como o predestinado.

O filme Matrix utiliza em inúmeras passagens os mitos contidos nas principais religiões, como por exemplo o cristianismo: Neo é o redentor. Neo é a verdade. Neo representa a vida. Neo ressuscita. Outra situação com o simbolismo do cristianismo é que Neo é gerado metaforicamente para a vida real por Trinity, que é quem lhe apresenta a vida real ainda na Matrix, como um período de gestação, personificando o papel mítico de Maria. Outra
alusão ao cristianismo é o papel de Morfeu que antecede Neo e que o anuncia, assim como fez João Baptista ao anunciar o Cristo.

Confira os números dos quartos onde Trinity e Neo se encontram, em determinados momentos do filme. Quando os policiais tentam prender Trinity, na seqüência inicial do filme, a moça está no quarto 303 (trinity=trindade). Já Neo, que é considerado 'O Escolhido' (The One, ou seja: Um), mora no apartamento 101


Frases:

***************************************************************
Morfeu: "Você já teve um sonho, Neo, em que você estava tão certo de que era real? E se você fosse incapaz de se acordar desse sonho? Como saberia a diferença entre o mundo do sonho e o real?"

Morfeu: “O que é real? Como define real? Se você está falando do que pode ser cheirado, provado e visto, então real é simplesmente um sinal elétrico interpretado pelo seu cérebro “

Depois de muito refletir, Descartes chegou à conclusão deste enigma em sua famosa frase “Penso, logo existo”, na qual encerra o pensamento de que é impossível duvidar da própria experiência consciente – e que ninguém pode duvidar de sua existência como ente pensante. Quanto aos enganos que os sentidos podem nos pregar, que ele me engane o quanto quiser, nunca me obrigará a ser nada, desde que eu pense que sou alguma coisa. Para cada um de nós, a consciência é indubitavelmente real, seja qual for a realidade externa que ela pareça nos apresentar. Mas longe de ser uma unanimidade, as idéias de Descartes não são aceitas por todos e até hoje reina a dúvida quanto à pergunta Como saber se vivemos no sonho ou na realidade?

***************************************************************
Neo: O que é Matrix?
Morfeu: Você quer saber o que é Matrix? Matrix está em toda parte [...] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade.
Neo: Que verdade?
Morfeu: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu em cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para a sua mente.

Referência óbvia é a Alegoria da Caverna, um dos pontos centrais de A República, de Platão - o texto inicial do pensamento ocidental, de acordo com Platão, nós seríamos esse povo que vive na caverna, presos pelas amarras das aparências que não refletem a verdadeira realidade do mundo. Para solucionar essa questão, Platão propôs que somente através da filosofia, educação e iluminação o ser humano pode atingir a realidade verdadeira do mundo. E assim, com este pensamento, foi um dos responsáveis por criar aquilo que hoje conhecemos como Ciência.

***************************************************************
Morfeu conduzindo Neo até o Oráculo: “Só posso lhe mostrar a porta. Você tem de atravessá-la”
Há uma grande diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho -> Aqui a lição de que a verdade é uma busca individual. Ninguém pode nos dar a verdade. Nós temos que buscá-la. Outro detalhe importante nesta cena é que a porta é guardada por um cego, ou seja, sendo cego ele não vê as ilusões e por isso pode guardar a verdade que é representada pelo Oráculo.

***************************************************************
Quando Neo vai consultar o oráculo, ele encontra um menino em trajes budistas que consegue entortar colheres sem tocá-las. Observe no diálogo o que é a "verdade":

Menino: Não tente dobrar a colher. Não vai ser possível. Em vez disso, tente apenas perceber a verdade.
Neo: Que verdade?
Menino: Que a colher não existe.
Neo: A colher não existe?
Menino: Então verá que não é a colher que se dobra, apenas você.


Para a série Matrix, a "verdade" é que tudo é niilismo e ficamos sem saber quem é o Criador e quem é a criatura.

***************************************************************
MATRIX RELOADED: PERSONAGENS
O chaveiro: Atente pra um detalhe, por que vc acha que o chaveiro era um oriental?Há uma razão nisso. E bastante clara. O conhecimento perdido, depois que Atlântida se dividiu entre nações. Uma delas é a nação oriental. Daí advém as "chaves" para a o "mainframe" através da mente (Budismo, Confucionismo) e do corpo (Reiki, Shiatsu, Do-in, Acupuntura, entre outros). O Merovíngeo, na verdade, não aprisiona o chaveiro, apenas o guarda, como garantia de que o conhecimento não seja transformado em outra coisa que não aquilo para o qual foi escrito. As chaves eliminam o tempo e o espaço, ou, pelo menos, a consciência de eles existem de fato.
O chaveiro diz que a porta para o Mainframe (Deus) ficará acessível por exatamente 314 segundos. Isso pode ter relação com o número Pi e com a Guematria, onde 314 é um dos nomes de Deus (El Shaddai).

Seraph: Esse nome deriva do hebreu srphe e significa "abrasador" ou "queimar completamente". É interessante notar que a função dele no filme é a de um firewall (muro de fogo, em inglês) para proteção da Oráculo. É o mesmo nome dos anjos Seraphim (IM em hebraico é plural) que, segundo o conceito hebraico, não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome" no amor à Deus. Daí o fato dele aparecer com os códigos diferentes, como se estivessem em brasa!

Merovíngeo: Há toda uma linhagem de Reis da França pertencentes a esta "tribo" que o Vaticano matou. O último rei Merovíngeo foi Dagoberto II. É dito que os Merovíngeos seriam descendentes diretos de Madalena - e Jesus. Filhos de Notre Dame, descendentes no exílio, herdeiros de Jerusalem (Zion?), que até hoje tentam recuperar seu reinado e ocupar uma "terra prometida". A perda do direito de passar a tradição esotérica se deu entre os Merovíngeos quando houveram casamentos armados e a imposição da igreja. Restou tão somente a aparência, assim como nosso personagem do filme.

Persephone: Era a esposa de Hades e uma rainha da Intuição.
***************************************************************
Um comentário que em minha opinião tem muito haver com o Filme.
O ser humano vivencia a si mesmo, os seus pensamentos como algo separado do resto do universo, numa espécie de ilusão de óptica da sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe aos nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. A nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte da nossa liberação e o alicerce da nossa segurança interior. ( Albert Einstein )

6 comentários:

Kaah disse...

Melhor texto sobre Matrix que eu jah li! Amei!

Olívia disse...

Melhor texto sobre Matrix que eu jah li! Amei! (2)
Já havia feito muitas dessas associações mentalmente enquanto assistia.. sem contas as diversas outras existentes em Reloded e Revolutions. Sem mencionas todo simbolismo acerca de alice no país das maravilhas e física quântica!

Anônimo disse...

Excelente texto! Parabéns!

Anônimo disse...

Murilo Barbosa:

A trilogia Matrix é simplesmente a melhor obra cinematográfica já feita ...!

Anônimo disse...

Perfeito! Fiquei entorpecida pelas abordagens!!!

Unknown disse...

Eu Tava perdida nas atividades do colégio vi o filme e mesmo assim não entendi alguns detalhes do filme . até que achei esse link . me ajudou muito.
Parabéns ..