domingo, 9 de agosto de 2009

The Story of Stuff - História das Coisas.

Excelente documentário, assistam...

A História das Coisas (The Story of Stuff with Annie Leonard) é uma animação em flash de 20 minutos que mostra, de maneira lúcida e inquestionável qual é a história natural das "coisas", desde sua Extração, passando pela Produção, Distribuição, Consumo e Disposição de Lixo.

No meio do caminho, Annie nos mostra que existem informações não reveladas no caminho linear que é ensinado nas escolas e faculdades. Ela mostra que em cada etapa, existe um mundo de falácias a serem desmascaradas e apresentadas àqueles que têm o que fazer para remediar o impacto ambiental da extração e produção desmesuradas: os consumidores. Ou seja: nós mesmos, cada um de nós.

Temos cada vez menos tempo para as coisas que nos deixam felizes: amigos, família, tempo de lazer, já que trabalhamos cada vez mais para consumir mais e mais.

A publicidade, deste ponto de vista, só serve para uma coisa: para nos fazer infelizes mostrando o que não temos e "precisamos" ter - do ponto de vista de quem "desenhou" este mundo de obsolescência planejada.



.. Clique aqui para ler o texto completo.