domingo, 2 de novembro de 2008

Sun Tzu e "A Arte da Guerra"

Sun Tzu foi um comandante Chinês, que viveu de 544 a 496 a.C.

Seus textos originais, publicados como A Arte da Guerra, foram escritos supostamente por volta de 510 a.C, e mesmo após 25 séculos continua com a mesma compreensibilidade e o mesmo conhecimento.

Na atualidade veim causando um grande impacto na vida moderna, especialmente entre o meio acadêmico, mais especificamente nas áreas administrativas e por planejadores estratégicos. Este que é considerado um clássico no mundo empresarial tem dado muitas contribuições ao fazer referências ao processo administrativo recebido grande atenção por parte de professores e estudiosos do mundo empresarial.

Para administradores, gerentes, executivos e outros, esse livro mostra claramente, quais atitudes devemos tomar diante da concorrência que é o principal fator que cria ameaças e, algumas vezes, oportunidades para as empresas.

Algumas frases de Sun Tzu:

"O principal objetivo da guerra é a paz."

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."


"A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota."


Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível


O sucesso das operações militares reside na descoberta das intenções do inimigo e no esforço para identificar seus pontos fracos.


O máximo da excelência não está em conquistar cem vitórias em cem batalhas. A excelência maior está em obter-se uma vitória e subjugar o inimigo sem, no entanto, lutar.


... a melhor política é obter a vitória, atacando a estratégia do inimigo. A segunda melhor política é atacar as suas alianças por meio da diplomacia; em seguida, é atacar seus soldados, lançando um ataque ...


"Atacai-o onde não estiver preparado. Executai as vossas investidas somente quando não vos esperar."


Se as ordens foram constantemente reforçadas os soldados serão obedientes, caso contrário, serão desobedientes. Se as ordens forem constantemente reforçadas, haverá uma relação complementar de confiança entre o comandante e seus homens.


"Se numericamente és mais fraco, procura a retirada."


"Quando próximo, finja estar longe; quando longe, finja estar próximo."


Um general que perde facilmente o controle e se deixa levar pela cólera, será ludibriado pelo inimigo através de provocações e cairá em emboscadas sem perceber.


"Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, alí, ataque com a sua maior força."


"Aquele que é prudente e espera por um inimigo imprudente será vitorioso."


"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque.


Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."


"A vitória é o principal objetivo na guerra. Se tardar a ser alcançada, as armas embotam-se e a moral baixa."


"É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo. Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim é o cúmulo da habilidade."


"Se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que afetá-lo com rapidez. Capture, inicialmente, aquilo que for muito valioso para o inimigo.


Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque."


O que basta é: ser capaz de avaliar sua própria força, ter uma visão clara da situação do inimigo e obter apoio total de seus homens. Aquele que não faz planos ou estratégicas, e menospreza o inimigo, seguramente será capturado pelo oponente.


... na dissimulação do combate, um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe......


No passado, os guerreiros hábeis tornavam-se, eles próprios, invencíveis. Depois, esperavam as oportunidades para destruir o inimigo. Ser invencível depende da própria pessoa, derrotar o inimigo depende dos erros do inimigo.


Em operações militares, procure uma vitória rápida. Com o prosseguimento das ações, as armas ficarão desgastadas, as provisões insuficientes e as tropas desmoralizadas.


Uma batalha longa entorpece o exército, umedece o espírito e o entusiasmo dos soldados.


"Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso."


Há cinco elementos importantes nas regras militares:
- o primeiro é a análise do terreno;
- o segundo é o cálculo de força de trabalho e dos recursos de material;
- o terceiro é o cálculo da capacidade logística;
- o quarto é uma comparação da sua própria força militar com a do inimigo; e
- o quinto é uma previsão de vitória ou derrota.



Clique aqui para ler o texto completo.